22 de abr. de 2014
Dia do Índio na Aldeia Verde Maxakali
No domingo último, dia 19 de abril, realizou-se na Aldeia Verde Maxakali, localizada no município de Ladainha, em Minas Gerais, a tradicional Festa do Dia do Índio. Encabeçada pelo casal Isael e Sueli Maxakali, com a participação de toda a Comunidade Maxakali de Aldeia Verde, a Festa atrai um público variado da região de Ladainha.
Israel Maxakali, pajé da Aldeia do Pradinho, localizada no município de Bertópolis - outro dos quatro territórios maxakalis em Minas - veio acompanhado de uma turma para celebrar com os parentes da Aldeia Verde os cantos de Tatakox (lagarta), Putuxop (papagaio) e Kuptap (urubu), num ritual que dura todo o dia e inclui almoço, venda de artesanato, jogos e outras atividades.
As filmagens ficaram a cargo de Isael, seus filhos Alessandro e Cassiano, bem como de outros membros da comunidade munidos de câmeras.
14 de abr. de 2014
First Nations Film and Video Festival (FNFVF)
Repetindo a façanha do ano passado, quando teve dois de seus filmes, Kotkuphi e Xupapoynãg, selecionados para o First Nations Film and Video Festival (FNFVF), que acontece em Chicago nos Estados Unidos, desta vez Isael Maxakali teve outros dois filmes selecionados para a edição 2014 do Festival: Yãmîy e Mîmãnãm.
Maiores informações podem ser encontradas no site do FNFVF: http://www.fnfvf.org/blog/
6 de abr. de 2014
I Mostra Audiovisual - Olhares Indígenas
Xupapoynãg e Kotkuphi, dois filmes de Isael Maxakali, participam da I Mostra Audiovisual - Olhares Indígenas.
Com o objetivo de aproximar a sociedade curitibana sobre as culturas indígenas do Brasil, a I Mostra Audiovisual – Olhares Indígenas ocorre entre os dias 14 e 19 de abril em diversos espaços culturais da capital paranaense, com o intuito de pluralizar o acesso e a divulgação de 16 filmes produzidos em diversas regiões do país e com entrada gratuita em todas as exibições. Além dos filmes em formato, longa e curta-metragem, o evento recebe ainda palestras e apresentações culturais. A Mostra ocorre paralelamente ao Abril Indígena, evento nacional em alusão ao Dia do índio, que ocorre no dia 19 com uma programação especial na Cinemateca.
Informações completas podem ser encontradas no site:
http://www.arpinsul.org.br/sessao/14/olhares-indigenas-/
18 de fev. de 2014
FACA - Festa de Antropologia, Cinema e Arte
Temos o prazer de informar que o filme Xupapoynãg, mais uma produção da Pajé Filmes, com direção de Isael Maxakali, foi selecionado para ser exibido na FACA - Festa de Antropologia, Cinema e Arte, que terá lugar entre os dias 6 e 9 de março de 2014, em Lisboa, Portugal. O filme será exibido na quarta-feira, dia 6 de março, às 21:30, na Galeria Zé dos Bois, situada no central Bairro Alto.
Mais informações no site do festival: http://faca2014.wordpress.com/
20 de jan. de 2014
AluCine
Xupapoynãg, filme de Isael Maxakali, foi selecionado para participar do AluCine – Toronto Latin Film and Media Arts Festival, que se realizará de 03 a 12 de abril de 2014, na Art Gallery of Ontario, na cidade de Toronto, no Canadá.
Maiores informações sobre o Festival no site: http://alucinefestival.com/
22 de dez. de 2013
Tradução: Pensando pensamentos indígenas (filme e contação de histórias)
Publicamos aqui a tradução de fragmentos da introdução ao livro Wiping the war paint off the lens - native american film and video, de Beverly Singer.
Beverly é do Pueblo de Santa Clara no estado do Novo México, Estados Unidos. É realizadora audiovisual e professora de estudos interculturais na Universidade do Novo México.
Intitulada "Pensando pensamentos indígenas" a introdução ao livro de Singer relaciona o fazer filmes à contação de histórias.
Boa leitura!
Uma das questões mais importantes referentes aos índios americanos é a identidade: O que é um índio? A representação enganosa do “índio” tem estado fora do controle tribal e vem sendo perpetrada por instituições americanas de cultura, política, acadêmicas e sociais, que promovem, produzem e comunicam informação ao público. Índios vêm sendo enganosamente representados em arte, histórias, ciência, literatura, filmes populares, e pela imprensa em notícias, no rádio e na televisão. Os estereótipos mais antiquados associando índios a seres selvagens, nus e ignorantes foram estabelecidos com a fundação da América e determinados por dois fatores: intolerância religiosa por diferenças culturas e espirituais, levando à destruição de culturas nativas, e rejeição das culturas indígenas, como se elas fossem desprovidas de relevância, pelos historiadores tradicionais que escrevem a história dos Estados Unidos.
Uma das questões mais importantes referentes aos índios americanos é a identidade: O que é um índio? A representação enganosa do “índio” tem estado fora do controle tribal e vem sendo perpetrada por instituições americanas de cultura, política, acadêmicas e sociais, que promovem, produzem e comunicam informação ao público. Índios vêm sendo enganosamente representados em arte, histórias, ciência, literatura, filmes populares, e pela imprensa em notícias, no rádio e na televisão. Os estereótipos mais antiquados associando índios a seres selvagens, nus e ignorantes foram estabelecidos com a fundação da América e determinados por dois fatores: intolerância religiosa por diferenças culturas e espirituais, levando à destruição de culturas nativas, e rejeição das culturas indígenas, como se elas fossem desprovidas de relevância, pelos historiadores tradicionais que escrevem a história dos Estados Unidos.
A
desapropriação da presença indígena, acompanhada pelo movimento dos pioneiros
em direção ao oeste e visto como a principal vitória americana, foi o resultado
de uma batalha dos brancos por independência econômica, política, social e
religiosa. A ideologia do “Destino Manifesto” foi a propaganda usada contra os
índios para justificar nosso extermínio. O escritor mestiço D’Arcy McNickle
(pertencente à tribo dos Flathead) chama a atenção para o fato de que “até a
terceira década do presente século a política indigenista era enraizada na
ideia de que os índios desapareceriam”. A percepção duradoura dos índios como
inimigos que tendem à extinção facilitou o caminho para qualquer um criar
estereótipos relativos aos índios e
excluir qualquer tratamento sério ou estudo sobre nós. Desafiado por esta
história desfavorável, este livro se baseia no conhecimento e na interpretação
de pessoas nativas que têm trabalhado para compartilhar da totalidade da
história americana em nossas imagens.
Este estudo
é fruto de meu interesse na contação de história tribal como um modo de
transferência de informação cultural e em sua interseção com o crescimento do
número de realizadores audiovisuais nativo-americanos. Ao longo dos últimos
vinte anos nativo-americanos têm feito alguns filmes e vídeos extraordinários.
Minha discussão desses filmes e vídeos se deve à condição e experiência de ser
eu mesma tanto nativo-americana quanto realizadora audiovisual. Como
realizadores audiovisuais nativo-americanos, nós temos batalhado para fazer
nossos filmes, lutando contra recursos limitados e para desfazer estereótipos
populares que nos apresentam como não inteligentes e sempre se referindo a nós
antes no passado do que como pessoas que habitam o presente. O que realmente
importa para nós é que somos hábeis para contar nossas histórias, em qualquer
forma que escolhemos. Com isso não quero dizer que os brancos não possam contar
uma boa história indígena, mas até bem recentemente os brancos – excluindo os
nativo-americanos – têm sido as únicas pessoas com o suporte necessário e
reconhecimento da sociedade para contar histórias indígenas usando a mídia
cinematográfica.
A
oportunidade para remediar a falta de literatura sobre a narração de nossas
próprias histórias é profundamente conectada ao fato de termos autodeterminação
enquanto indígenas. É parte de um movimento social que eu chamo “soberania
cultural”, que envolve acreditar nos modos antigos e adaptá-los às nossas vidas
no presente. Esses direitos e tradições incluem defender nossos direitos de
nascença, como acordados em tratados, falar nossa língua tribal, praticar os
métodos ancestrais de cultivar alimentos, como pescar com lanças e caçar
baleias, coletar ervas medicinais, e usar animais e pássaros para fins
cerimoniais.
Nossos filmes
e vídeos estão ajudando a nos reconectar com relações e tradições muito
antigas. Realizadores audiovisuais indígenas transmitem crenças e sentimentos
que ajudam a reviver a contação de histórias e restaurar as velhas fundações.
Fazendo nossos próprios filmes, seja como for, nativo-americanos ameaçam
práticas tradicionais de realizadores hollywoodianos, que normalmente tiram
proveito em suas carreiras criando imagens distorcidas e desonestas dos índios.
Em minha própria experiência como realizadora, eu tenho sentido às vezes como
se eu estivesse invadindo a profissão mais entranhadamente branca.
Um elemento fundamental de meu
trabalho é que eu evito usar categorias tradicionais para discutir filmes e
vídeos indígenas. Termos que identificam filmes como “vanguarda”,
“documentário”, ou “etnográfico”, limitam o entendimento e a informação contida
nos filmes e vídeos indígenas, e não são categorias naturais de acordo com
nossa experiência. Ao evitar comparações entre culturas ameríndias e termos culturais
branco-euro-americanos dominantes, este estudo avança no diálogo sobre a
influência da cultura nativa na realização de filmes. A estrutura social e os
sistemas de crenças nativos são diferentes do método científico euro-ocidental
de obter dados visando resolver um problema. Seja qual for o rótulo –
aborígene, ameríndio, nativo-americano – nós estamos cansados de ser referidos
como o “problema indígena”. Portanto, minha solução começa com uma “solução
indígena”.
A tradição oral é fundamental
para se entender o filme e o vídeo indígena, e como nos experimentamos a
verdade, transmitimos conhecimento, compartilhamos informação, e sorrimos. A
prática de contação de histórias tradicionais dos nativo americanos e suas
histórias orais são uma chave mestra para a recuperação de nossa identidade
autêntica. Leslie Marmon Silko (escritor Laguna) acredita que a habilidade para
se contar histórias é um modo de vida dos Pueblos (povos indígenas do sudoeste
norte-americano). Ela acredita que histórias antigas, assim como as histórias
ainda inéditas, pertencem à mesma fonte criativa, que mantém as pessoas unidas.
Além do mais, ela afirma que “a história de origem funciona basicamente como um
formador de identidade: com a história, nós sabemos quem somos.” Simon Ortiz
(Acoma Pueblo) escreve que em sua experiência o poder das histórias – tal como
as histórias de origem compartilhadas pelas pessoas do Pueblo – são aquelas
palavras recebidas de um contador de histórias e que “seguem seu próprio
caminho”. Criar uma história assim se torna uma linguagem de experiência,
sensação, História e imaginação. A contação de histórias hoje em dia continua a
prática de uma arte que remonta a incontáveis gerações passadas e garante que
as histórias sejam levadas ao futuro.
Que a tradição oral é um processo
contínuo de envolvimento é visível nos filmes e vídeos aborígenes e nativo
americanos, que são extensões do passado em nossas vidas correntes. Além disso,
a contação de histórias pode também nos conectar ao universo da medicina – de
poderes paranormais ou sagrados. Contadores de histórias são tidos em alta
conta por terem o poder de curar o espírito. Uma das razões de se fazer filmes
é curar as rupturas do passado, reconhecendo que aquele que vê é o grande
responsável por essa cura.
Tradução: Charles Bicalho
Tradução: Charles Bicalho
11 de nov. de 2013
Festival Pachamama
Kotkuphi e Xupapoynãg, dois filmes de Isael Maxakali, estão na Mostra Competitiva de Cine Comunitário Stefan Kaspar, do IV Festival Internacional Pachamama - Cinema de Fronteira. Infos adicionais no site: http://cinemadefronteira.com.br/.
26 de out. de 2013
V CineCreed
Xupapoynãg, filme de Isael Maxakali, produção da Pajé Filmes, foi selecionado para a mostra competitiva do V CineCreed – Mostra de Filmes Digitais. Produzido pelo Programa Exibição de Cinema Social (PRECISO), o evento acontece ao ar livre na área
prisional do Centro de Reeducação da Polícia Militar de Pernambuco (CREED), localizada no bairro de Caetés II, município de Abreu e Lima, estado de Pernambuco, nos
dias 22, 23 e 24 de novembro de 2013.
O CineCreed concede prêmios nos valores de R$ 1000,00, R$ 600,00 e R$ 400,00 respectivamente para primeiro, segundo e terceiro lugares.
Maiores informações com os coordenadores do PRECISO – Programa Exibição de Cinema Social no site www.precisope.com.br, ou pelo e-mail precisope@hotmail.com.
O CineCreed concede prêmios nos valores de R$ 1000,00, R$ 600,00 e R$ 400,00 respectivamente para primeiro, segundo e terceiro lugares.
Maiores informações com os coordenadores do PRECISO – Programa Exibição de Cinema Social no site www.precisope.com.br, ou pelo e-mail precisope@hotmail.com.
13 de out. de 2013
Festival Internacional de Cine y Video Mapuche y del Abya Yala - Fantepu
"Xupapoynãg", filme de Isael Maxakali, produzido pela Pajé Filmes, foi selecionado para participar da primeira edição do Festival Internacional de Cine y Video Mapuche y del Abya Yala - Fantepu, que acontecerá na cidade de Temuco-Wallmapu, no Chile, de 4 a 9 de novembro de 2013.
Maiores informações no site do Festival: http://fantepuvideomapuche.blogspot.com/.
18 de set. de 2013
First Nations Film and Video Festival
"Kotkuphi" e "Xupapoynãg", dois filmes de Isael Maxakali, produzidos pela Pajé Filmes, foram selecionados para participar do First Nations Film and Video Festival, que acontece de 01 a 10 de novembro deste ano em Chicago, EUA. Com a missão de quebrar estereótipos raciais e culturais e promover a consciência sobre o Ameríndio contemporâneo, o Festival exibe filmes de gêneros variados, incluindo terror e ficção científica. Maiores informações podem ser encontradas no blog do Festival: http://www.fnfvf.org/blog/.
6 de set. de 2013
Muestra de Cine y Video Indígena Daupará 2013
Kotkuphi, filme de Isael Maxakali, produzido pela Pajé Filmes, foi selecionado para fazer parte da Muestra de Cine y Video Indígena Daupará 2013, que acontece de 14 a 17 de novembro em Bogotá, Colômbia.
Maiores informações sobre a Mostra devem ser encontradas no site http://daupara.org/.
16 de jul. de 2013
XXIV Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
XUPAPOYNÃG, filme de Isael Maxakali, produzido pela Pajé Filmes, foi selecionado para o XXIV Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que acontece de 22 a 30 de agosto. Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o Festival é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato de curta metragem no mundo. "Xupapoynãg" fará parte da Mostra Online Kinooikos.
Maiores detalhes e programação completa podem ser acessados no site do Kinoforum: http://www.kinoforum.org.br/curtas/2013/
17 de jun. de 2013
7º MUESTRA DE CINE + VÍDEO INDÍGENA
"Xupapoynãg" e "Kotkuphi", dois filmes de Isael Maxakali, produzidos pela Pajé Filmes, foram selecionados para a 7mª Muestra Cine + Video Indígena, que se realizará entre os dias 20 e 28 de junho nas salas da Cineteca Nacional no Centro Cultural La Moneda em Santiago no Chile. A mostra é promovida pela Cineteca Nacional e o Museo Chileno de Arte Precolombino e reúne 83 trabalhos audiovisuais relativos ao mundo indígena americano.
Maiores informações e programação completa no site do Museo Chileno de Arte Precolombino:
http://www.precolombino.cl/museo/noticias/7ma-muestra-de-cine-y-video-indigena/
31 de mai. de 2013
Asinabka Film & Media Arts Festival
Xupapoynãg, filme de Isael Maxakali, foi selecionado para participar do Asinabka Film & Media Arts Festival, festival de cinema indígena que acontece em Ottawa, no Canadá, de 24 a 28 de julho. O filme fará parte de um programa chamado "Mulheres Valentes", e será exibido em auditório da Galeria Nacional do Canadá no sábado, 27 de julho.
Maiores informações e programação completa sobre o Cinema Indígena do Asinabka Festival no site: http://asinabkafestival.org/ FILMS.html
26 de abr. de 2013
O pajé
"O pajé
foi o primeiro guardador de sonhos, o primeiro artista, o primeiro poeta, o
primeiro caçador, o primeiro doutor, o primeiro dançarino, cantor e professor. Se
por um lado o pajé personifica o artista visionário arquetípico, tais
potencialidades se conformam em todos e cada um de nós: cada homem, cada mulher
e cada criança. Os indígenas entenderam e honraram esse potencial, esse chamado,
como uma parte integral do aprendizado, do ser, e do tornar-se completo."
Do livro "Look To The Mountain", de Gregory Cajete, índio Tewa do Pueblo de Santa Clara no Novo México, Estados Unidos. Diretor de Estudos Nativo Americanos na Universidade do Novo México.
Do livro "Look To The Mountain", de Gregory Cajete, índio Tewa do Pueblo de Santa Clara no Novo México, Estados Unidos. Diretor de Estudos Nativo Americanos na Universidade do Novo México.
7 de abr. de 2013
4 de mar. de 2013
Simpósio sobre Direitos Humanos
A Pajé Filmes participará, no próximo dia 07, de Simpósio sobre Direitos Humanos na Universidade do Novo México, onde serão exibidos e debatidos dois filmes de Isael Maxakali: "Kotkuphi" e "Xupapoynãg".
Maiores informações sobre o Simpósio:
Human Rights Symposium
Human Ecologies of Ethnicity, Race and Memory in Human Rights Discourse
March 7th & 8th, 2013
Please join us on March 7th and 8th in the Willard Room of Zimmerman Library on the University of New Mexico Albuquerque campus for our first annual Human Rights Symposium. The symposium will confront three pivotal issues in contemporary human rights: memory and transitional justice; indigenous and environmental rights and race and human rights. On March 7th, cultural critics Rebecca Atencio (Tulane University) and Idelber Avelar (Tulane University), internationally renowned Afro-Brazilian writer Ana Maria Gonçalves, and Brazilian scholar and filmmaker Charles Bicalho will address the aforementioned issues vis-à-vis human rights. On March 7th in the evening Dr. Charles Bicalho will screen Kotkuphi (2011) and Xupapoynãg (2011). On March 8th, selected graduate student papers will be read on a variety of issues that confront themes of human rights.
March 7th
2 – 4 Willard Room
· Rebecca Atencio: “A Reading of Brazil’s 1st State-Sponsored Report on Dictatorship-era Political Deaths & Disappearances”
· Ana Maria Gonçalves: “Racism and Human Rights”
4 - 6 Willard Room
· Idelber Avelar: “Non-Human Rights: Amerindian Perspectivism and the Critique of Anthropocentrism”
· Charles Bicalho: “Native American Filmmakers and Their Right to Modernity”
6-7 Waters Room
· Film Screening of Kotkuphi (2011) and Xupapoynãg (2011) with Charles Bicalho
March 8th:
2-3:10
· Marina Todeschini: “Moral Restoration Through Transitional Justice: A Comparison Between Argentina, Chile and Brazil”
· Samuel Johnson: “Revolution and Religion: Liberation Theology and El Salvador's Civil War”
· Amanda Hooker: “Enacting Citizenship Through Social Mobilization: The Nasa People's Struggle for Rights and Autonomy”
· Fiorella Vera Adrianzen: “Urban Mobilization in Solidarity with Amazonian Indigenous Peoples”
3:10-3:40
Discussion
3:40-4:30
· Viviane Faria “O menino que se trancou na geladeira: A Panoramic Picture of a Nation!”
· Ailesha Ringer: “Inverting and Supporting Brazilian Racial Stereotypes in: A Casa de Alice”
· Juliana Todescan: “Gender Relations in Brazil and Their Representation in A casa de Alice”
4:30-5
Discussion
Maiores informações sobre o Simpósio:
Human Rights Symposium
Human Ecologies of Ethnicity, Race and Memory in Human Rights Discourse
March 7th & 8th, 2013
Please join us on March 7th and 8th in the Willard Room of Zimmerman Library on the University of New Mexico Albuquerque campus for our first annual Human Rights Symposium. The symposium will confront three pivotal issues in contemporary human rights: memory and transitional justice; indigenous and environmental rights and race and human rights. On March 7th, cultural critics Rebecca Atencio (Tulane University) and Idelber Avelar (Tulane University), internationally renowned Afro-Brazilian writer Ana Maria Gonçalves, and Brazilian scholar and filmmaker Charles Bicalho will address the aforementioned issues vis-à-vis human rights. On March 7th in the evening Dr. Charles Bicalho will screen Kotkuphi (2011) and Xupapoynãg (2011). On March 8th, selected graduate student papers will be read on a variety of issues that confront themes of human rights.
March 7th
2 – 4 Willard Room
· Rebecca Atencio: “A Reading of Brazil’s 1st State-Sponsored Report on Dictatorship-era Political Deaths & Disappearances”
· Ana Maria Gonçalves: “Racism and Human Rights”
4 - 6 Willard Room
· Idelber Avelar: “Non-Human Rights: Amerindian Perspectivism and the Critique of Anthropocentrism”
· Charles Bicalho: “Native American Filmmakers and Their Right to Modernity”
6-7 Waters Room
· Film Screening of Kotkuphi (2011) and Xupapoynãg (2011) with Charles Bicalho
March 8th:
2-3:10
· Marina Todeschini: “Moral Restoration Through Transitional Justice: A Comparison Between Argentina, Chile and Brazil”
· Samuel Johnson: “Revolution and Religion: Liberation Theology and El Salvador's Civil War”
· Amanda Hooker: “Enacting Citizenship Through Social Mobilization: The Nasa People's Struggle for Rights and Autonomy”
· Fiorella Vera Adrianzen: “Urban Mobilization in Solidarity with Amazonian Indigenous Peoples”
3:10-3:40
Discussion
3:40-4:30
· Viviane Faria “O menino que se trancou na geladeira: A Panoramic Picture of a Nation!”
· Ailesha Ringer: “Inverting and Supporting Brazilian Racial Stereotypes in: A Casa de Alice”
· Juliana Todescan: “Gender Relations in Brazil and Their Representation in A casa de Alice”
4:30-5
Discussion
30 de jan. de 2013
Pajé Filmes e UNM: Encontros do Novo Mundo
A Pajé Filmes realizou sessões comentadas de dois filmes de Isael Maxakali, dentro da programação do curso "Encontros do Novo Mundo", ministrado pela Professora Margo Milleret, do Departamento de Espanhol e Português da Universidade do Novo México.
Os filmes exibidos e debatidos foram "Kotkuphi", exibido no dia 23/01, e "Xupapoynãg", exibido no dia 28/01. O curso é voltado a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.
27 de nov. de 2012
"Kotkuphi" no FestVideo em Teresina
"Kotkuphi", produçao da Paje Filmes, com direçao de Isael Maxakali, foi selecionado para participar da XVIII ediçao do FestVideo, em Teresina, Piaui.
Promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura
Monsenhor Chaves, o Festival de Vídeo de Teresina tem como objetivo possibilitar
aos produtores de vídeo a divulgação de suas criações, assim como premiar
aqueles que forem considerados mais representativos em suas categorias.
Maiores informaçoes: http://www.agendathe.com.br/2012/11/18-festvideo-casa-da-cultura-26-30-de.html
10 de nov. de 2012
IX Festival Internacional de Cortometrajes Perú
"Kotkuphi"
e "Xupapoynag", dois filmes de Isael Maxakali, foram selecionados para
participar do IX Festival Internacional de Cortometrajes Perú, que se realiza
de 14 a 17 de novembro na regiao de Lambayeque, no Perú.
Maiores informaçoes e programaçao completa no site:
http://www.limagris.com/ ?p=9728
23 de set. de 2012
Shonie de La Rosa e o Monument Valley Film and Blues Festival
A Pajé Filmes teve a grata oportunidade de conhecer
pessoalmente Shonie de La Rosa. Shonie é um cineasta Navajo. Entre outros, ele dirigiu
o premiado “Mile Post 398”, sobre a vida contemporânea na Reserva
Navajo, enfrentando o alcoolismo e a violência, mas focando a esperança ao
invés do desespero.
Junto com sua esposa Andee, Shonie, que é cineasta desde a
infância, quando conseguiu sua primeira câmera Super 8, diz que sua comunidade
sempre o apoiou na realização de filmes. E até como retribuição a esse apoio,
ele criou, produz e
organiza o Monument Valley Film and Blues Festival, voltado sobretudo a formação
audiovisual e conscientização dos jovens de sua comunidade, e que é um dos mais importantes canais de divulgação da produção cinematográfica dos povos nativos dos Estados Unidos. O Festival acontece
na cidade de Kayenta, no estado do Arizona, dentro da Navajo Nation, a reserva
Navajo (que na verdade é considerada um território semi-autonomo), que se
espalha por 71,000 km2, abrangendo partes de três estados (Novo
Mexico, Arizona e Utah), e onde fica localizado o mítico e cinematográfico
Monument Valley.
Shonie cuida também da seleção dos filmes e exibe
verdadeiras obras-primas. Longas e curtas, ficções e documentários, compõem um
abrangente panorama sobre a realidade da vida dos nativos norte-americanos. A parte
musical do festival é levada a cabo por bandas compostas
por pessoas da comunidade Navajo e de outros povos. A programação completa do Monument Valley
Film and Blues Festival deste ano pode ser acessada no site do festival:
19 de set. de 2012
3ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos
"Xupapoynãg", filme de Isael Maxakali,
foi selecionado para participar da
3ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos,
que acontece de 01 a 08 de outubro próximo,
na cidade localizada no estado de São Paulo.
foi selecionado para participar da
3ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos,
que acontece de 01 a 08 de outubro próximo,
na cidade localizada no estado de São Paulo.
"Um dos objetivos mais importante da Mostra é contribuir para exibição e
circulação de vídeos populares que mostrem a diversidade cultural, histórica e
social dos realizadores,
comprometidos e envolvidos em produzir
conteúdos audiovisuais que estejam enraizados
em vivências nas mais diversas comunidades."
comprometidos e envolvidos em produzir
conteúdos audiovisuais que estejam enraizados
em vivências nas mais diversas comunidades."
Maiores informações sobre a Mostra no blog: http://mostradevideopopular3.blogspot.com/
18 de set. de 2012
IV Festival do Filme Etnográfico do Recife
Dois filmes de Isael Maxakali, "Yãmîy" e "Mîmãnãm: Mõgmõka xi Xûnîn" ("Pau de Religião: Gavião e Morcego"), ambos produções da Pajé Filmes, foram selecionados para o IV Festival do Filme Etnográfico do Recife, que acontece de 15 a 18 de outubro próximo. A programação completa pode ser acessada no site:
http://www.filmedorecife.com.br/etnodoc/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=4
28 de ago. de 2012
Ritual, performance e filme
A Paje Filmes participara da conferencia Performing Ritual, que acontece de 05 a 08 de setembro em Aberystwyth, no Pais de Gales, Reino Unido.
"The Department of European Languages and the Department of Theatre, Film and Television Studies, Aberystwyth University, Wales, in connection with the French Department of King's College London, has organised a four day conference to explore the relationship between ritual and creativity. Between 5-8 September 2012, international scholars and practitioners from an array of different disciplines, including anthropology, performance studies, sociology, comparative literature and film studies amongst others, will reflect on how ritual activity continues to structure and inform a number of key social, religious and artistic practices."
A participaçao da Paje se fara atraves da apresentaçao “The Multimedia Nature of the Ritual and its Current Reality in Touch with New Media - the Creation of an Audiovisual Native Brazilian Collective”.
Maiores informaçoes pelo site do evento: http://www.performingrituals.com/index.html
20 de ago. de 2012
12 de ago. de 2012
"Kotkuphi" no XI Festival Internacional de Cine y Video de los Pueblos Indigenas
"Kotkuphi", filme de Isael Maxakali, foi selecionado para o XI Festival Internacional de Cine y Video de los Pueblos Indigenas, que acontecerá na Colombia (em Bogotá, de 23 a 30 de setembro, e em Medelin, de 3 a 6 de outubro).
A lista com todos os selecionados pode ser acessada atraves do link:
http://cineyvideo-indigena.onic.org.co/index.php?option=com_content&view=article&id=102%3Atrabajos-seleccionados-oficialmentexi-festival&catid=1%3Alatest-news&Itemid=18
26 de jul. de 2012
XIV Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte: "Kotkuphi", de Isael Maxakali, foi selecionado!
Os filmes desta mostra concorrerão ao prêmio dado pelo júri oficial (troféu e prêmio em dinheiro no valor de R$2.000,00). Além disso, todos os filmes exibidos concorrerão ao prêmio do público, de igual valor.
O festival será realizado entre os dias 14 a 23 de setembro e apresentará, em sua programação, uma seleção de curtas contemporâneos, brasileiros e internacionais, escolhidos dentre mais de 2288 inscritos. A lista de todos os curtas-metragens selecionados será oficialmente divulgada, no site do festival, até 10 de agosto de 2012.
25 de jul. de 2012
Coletivo Diagonal e Pajé Filmes realizam mostra em Teresina
Está sendo organizada para acontecer nos dias 30 e 31 de agosto próximo, na Casa de Cultura, em Teresina, Piauí, uma edição especial da Mostra Pajé de Filmes Indígenas. A Mostra é fruto da parceria entre o Coletivo Diagonal, de Teresina, e a mineira Pajé Filmes.
O Coletivo Diagonal é um grupo que tem entre seus
integrantes Aristides Oliveira e Meire Fernandes, e promove, além da produção
de filmes, eventos culturais na capital piauiense relacionados ao campo
audiovisual.
Ao Coletivo Diagonal se uniu a Pajé Filmes, de Belo
Horizonte, para a realização da Mostra, que exibirá parte da produção da Pajé
Filmes. Serão exibidos cinco filmes de Isael Maxakali, indígena da etnia
Maxakali, de Minas Gerais.
Isael é diretor de mais de uma dezena de filmes documentários
que abordam aspectos, sobretudo rituais, da cultura ancestral de seu povo. Os
índios Maxakali vivem no nordeste do estado de Minas Gerais desde tempos
imemoriais. Até hoje falam sua língua ancestral, o Maxakali, e conservam
aspectos tradicionais de sua cultura.
Com seus filmes, Isael Maxakali já participou de várias
mostras e festivais cinematográficos Brasil afora, tendo inclusive ganhado
prêmios, como o Glauber Rocha do Forumdoc.BH em 2007, por seu filme “Tatakox”,
e uma Menção Especial do Júri no III Festival do Filme Etnográfico do Recife em
2011, por seu filme “Kotkuphi”, este já incluído na programação da Mostra em
Teresina.
Maiores detalhes, como a programação completa
da Mostra Pajé em Teresina, serão divulgados em breve.
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