25 de jul de 2012

Coletivo Diagonal e Pajé Filmes realizam mostra em Teresina



         Está sendo organizada para acontecer nos dias 30 e 31 de agosto próximo, na Casa de Cultura, em Teresina, Piauí, uma edição especial da Mostra Pajé de Filmes Indígenas. A Mostra é fruto da parceria entre o Coletivo Diagonal, de Teresina, e a mineira Pajé Filmes.
O Coletivo Diagonal é um grupo que tem entre seus integrantes Aristides Oliveira e Meire Fernandes, e promove, além da produção de filmes, eventos culturais na capital piauiense relacionados ao campo audiovisual.
Ao Coletivo Diagonal se uniu a Pajé Filmes, de Belo Horizonte, para a realização da Mostra, que exibirá parte da produção da Pajé Filmes. Serão exibidos cinco filmes de Isael Maxakali, indígena da etnia Maxakali, de Minas Gerais.
Isael é diretor de mais de uma dezena de filmes documentários que abordam aspectos, sobretudo rituais, da cultura ancestral de seu povo. Os índios Maxakali vivem no nordeste do estado de Minas Gerais desde tempos imemoriais. Até hoje falam sua língua ancestral, o Maxakali, e conservam aspectos tradicionais de sua cultura.
Com seus filmes, Isael Maxakali já participou de várias mostras e festivais cinematográficos Brasil afora, tendo inclusive ganhado prêmios, como o Glauber Rocha do Forumdoc.BH em 2007, por seu filme “Tatakox”, e uma Menção Especial do Júri no III Festival do Filme Etnográfico do Recife em 2011, por seu filme “Kotkuphi”, este já incluído na programação da Mostra em Teresina.
Maiores detalhes, como a programação completa da Mostra Pajé em Teresina, serão divulgados em breve.

Nenhum comentário: