Aconteceu ontem no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Belo Horizonte, no bairro de Santa Tereza, a pré-estreia de Kakxop pahok: as crianças cegas, o mais novo curta-metragem de animação da Pajé Filmes.
A exibição, seguida de debate, fez parte da programação do VIII Encontro Intercultural de Literaturas Ameríndias (EILA), evento promovido pela Faculdade de Letras da UFMG. Com o tema "Palavras ancestrais, horizontes digitais", a oitava edição do EILA apresentou uma programação diversificada visando discutir as relações entre literatura, educação e tecnologia.
O debate contou com a presença de Cassiano Maxakali e Charles Bicalho, diretores do curta, que é baseado em história tradicional do povo Maxakali/Tikmû'ûn. Ambos responderam a várias perguntas feitas pela audiência: sobre a trilha sonora, sobre o processo de produção, sobre a recepção dos filmes de animação nas aldeias, etc.
Kakxop pahok terá seu lançamento oficial no Cine Vista, evento de exibição e debate de filmes ao ar livre no terraço da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no dia 09 de outubro.
Kakxop pahok é o último filme que compõe a Trilogia Hãmnõgnõy. Foi produzido sob os auspícios do edital PROPPG 10/2022 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da UEMG e do edital Rumos Itaú Cultural 2023-24.