8 de ago. de 2023

Produção do filme maxakali Kakxop Pahok na Aldeia Escola Floresta: oficinas de ilustração e áudio



Aconteceu, de 26 a 31 de julho, a fase de produção do novo filme de animação da Pajé Filmes em parceria com os Maxakali da Aldeia Escola Floresta, no município de Itamunheque, próximo a Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Foram realizadas as oficinas de ilustração e gravação de áudio para Kakxop pahok: as crianças cegas, que completa uma trilogia com Konãgxeka (2016) e Mãtãnãg (2019).





As oficinas foram coordenadas por Charles Bicalho e Jackson Abacatu e contaram com o labor de Agnaldo Maxakali, Alexandre Maxakali, Delcida Maxakali, Dimas Maxakali, Ilton Maxakali, Isael Maxakali, Jurema Maxakali, Oscar Maxakali, Rolando Maxakali, Sueli Maxakali e Voninho Maxakali.





Na ocasião foram produzidas as ilustrações para o filme, bem como foram gravados os áudios que comporão a trilha sonora, com cantos, falas dos personagens, ruídos e sons ambientes.



Esta fase de produção de Kakxop pahok está sendo possibilitada pelo Edital PROPPG 10/2022 do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
 

Nenhum comentário: