26 de ago. de 2018

Pajé Filmes no I Fórum de Mediação em Arte e Cultura



A Pajé Filmes participará do I Fórum de Mediação em Arte e Cultura: educação estética & educação política como estratégias de resistência, que se realizará nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte.
No dia 27, de 16 às 18:30, no Auditório do PPGArtes, à rua Paraíba, 323, bairro Santa Efigênia, sob o título "Pajé Filmes: produção audiovisual indígena em Minas Gerais", será apresentado um relato da trajetória da produtora.
I Fórum de Mediação em Arte e Cultura é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Eis o resumo de nossa apresentação: 
Relato sobre a experiência de dez anos na produção de filmes com foco na temáica indígena no estado de Minas Gerais. A produtora Pajé Filmes, nascida em Belo Horizonte, em 2008, realiza um trabalho de pesquisa e produção com representantes indígenas no estado, sobretudo com o povo Maxakali, com uma população em torno de 1800 indivíduos, falantes de sua língua ancestral e praticantes de seu modo tradicional de cultura com base em sua mitologia, religião, rituais, organização social, etc. Após a produço de mais de uma dezena de filmes documentários, dirigidos e produzidos pelos próprios representantes indígenas, em 2016, a Pajé Filmes realizou seu primeiro filme de animação - Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali - codirigido por Isael Maxakali, sob os auspícios do edital Filme em Minas. Atualmente, inicia a produção de nova animação - Mãtãnãg, a Encantada - codirigido por Shawara Maxakali, projeto aprovado no edital Rumos Itaú Cultural. A Pajé Filmes tem como propósito potencializar a força artística da cultura tradicional indígena, se utilizando dos meios modernos de comunicação, como forma de gerar visibilidade para uma expressão de minoria no ambiente cultural, seja em nível local, nacional e internacional. As produções da Pajé Filmes primam pela coerência no processo de tradução dos elementos da cultura tradicional para os meios tecnológicos atuais de matriz digital. Para tanto, se utiliza de noções como o etnodesign e o design de produção ou direção de arte em audiovisual para nortear a transposição dos elementos da expressão artística originalmente indígenas para a linguagem fílmica. Partindo da formação educacional de membros da comunidade nas áreas de mídias e linguagens, através da realização de oficinas e cursos em aldeia, a produção da Pajé Filmes tem participado de festivais em âmbito internacional, angariando prêmios e projeção, e consequentemente gerando dividendos políticos para uma população historicamente marginalizada.

Maiores informações podem ser acessados no site do evento: http://ppgartes.uemg.br/

Nenhum comentário: