18 de out de 2010

Pajé Filmes no Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural

A Pajé Filmes teve o prazer de participar do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural ocorrido na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina, Piauí, de 11 a 15 de outubro de 2010.

 

Aceitando o convite de Aristides Oliveira, mestrando do curso de História da UFPI e realizador audiovisual em Teresina (membro do Coletivo Diagonal), a Pajé Filmes ofereceu palestra e uma mini Mostra Pajé seguida de debate. Tudo dentro da programação do curso "Os usos do cinema e do audiovisual em sala de aula", ministrado por Aristides e João Paulo Peixoto Costa, voltado a professores de História das redes municipal e estadual do estado do Piauí.


Além da palestra "Pajé Filmes: o índio com a câmera na mão", apresentada por Charles Bicalho, a Pajé levou ao Congresso quatro filmes de realizadores indígenas mineiros: "Casca do chão" (Literaterras/FIEI/UFMG, 2008), de Glayson e Jaciara Caxixó; "Presente dos antigos" (Literaterras/FIEI/UFMG, 2009), de Ranisson e José dos Reis Xacriabá; "O sonho do pajé" (Pajé Filmes, 2008), direção coletiva; e "Yiax kaax" (Pajé Filmes, 2010), de Isael Maxakali.