9 de jun. de 2022

Konãgxeka e as animações indígenas no Brasil

 


Nosso filme de animação Konãgxeka: O Dilúvio Maxakali (2016) é analisado em artigo intitulado "Sobre a importância das animações indígenas feitas no Brasil", de autoria de Viktor Danko, publicado no site Brazilian Animation.

'Fora o conteúdo desse curta, talvez o que mais chama a atenção é a produção do mesmo. As ilustrações para o filme foram feitas por indígenas Maxakali, durante oficina realizada na Aldeia Verde Maxakali, no município de Ladainha, Minas Gerais e quando olhamos para a ficha técnica vemos que é uma codireção entre Charles Bicalho e Isael Maxakali, que também trabalharam juntos no roteiro.

Não apenas temos animações representando a cultura indígena, mas também temos eles próprios produzindo animações, algo extremamente importante para a representatividade desses povos para o grande público. 

Fora direção e roteiro temos na produção, Elizângela Maxakali e Sueli Maxakali como assistentes de direção e montagem de Charles Bicalho, Isael Maxakali, Jackson Abacatu e Marcos Henrique Coelho e elenco de Cassiano Maxakali, Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Elizângela Maxakali.'

Para conferir o artigo completo, acesse o link:

https://www.branimation.com.br/post/sobre-a-importância-das-animações-indígenas-feitas-no-brasil

Nenhum comentário: