28 de out de 2016

Konãgxeka no Cineamazônia 2016, em Porto Velho, Rondônia



Saiu a seleção da Mostra Competitiva da 14ª Edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental – Cineamazônia - 2016. Foram selecionados 44 filmes nas categorias: documentário, ficção, animação e experimental. E Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali está na lista.
Os selecionados da Mostra Competitiva (curtas e médias metragem) concorrem ao Troféu Mapinguari: as animações especificamente concorrem ao sugestivo Prêmio Major Reis.
Toda Mostra Competitiva acontece no Teatro Banzeiros de 23 a 25 de novembro em Porto Velho, Rondônia.
Em breve será divulgada a programação completa, com os horários de exibição dos filmes.
Informações no site:

24 de out de 2016

Konãgxeka é destaque na Indian Country



O ImagiNATIVE Film and Media Arts Festival é um dos mais importantes festivais de filme e mídia indígenas do mundo. Ele acontece anualmente na cidade de Toronto, capital do estado de Ontário, no Canadá. Sua décima sétima edição aconteceu de 19 a 23 de outubro último.
Nosso filme de animação Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali figurou na programação deste ano, tendo sido uma das duas únicas produções brasileiras selecionadas para o Festival.
Em reportagem sobre a última edição do ImagiNATIVE, o Indian Country, importante veículo jornalístico especialmente voltado a questões relativas aos povos indígenas da América do Norte, noticiou a realização do Festival.
Em suas páginas a publicação menciona que o evento incluiu neste ano 96 filmes, dentre longas e curtas-metragens, sendo 79 estreias, representando 72 nações indígenas ao redor do mundo.
Na mesma reportagem o Indian Country destaca 11 produções da programação do ImagiNATIVE, dentre elas Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali.
Para quem quiser conferir a reportagem, basta clicar no link:
http://indiancountrytodaymedianetwork.com/2016/10/17/11-awesome-artists-films-17th-imaginenative-festival-166116

23 de out de 2016

Konãgxeka no FANTEPU no Chile



Tem Konãgxeka no Chile de novo! Desta vez fomos selecionados para a terceira edição do Festival Internacional de Cine y Video Mapuche y del Abya Yala - FANTEPU. O Festival, que conta com o apoio da Universidad Católica de Temuco, acontece em Temuco-Wallmapu, de 7 a 11 de novembro.
Dá pra acompanhar as novidades no perfil do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/Festival-Internacional-de-Cine-y-Video-Mapuche-y-del-Abya-Yala-Fantepu-551924744832962/

21 de out de 2016

Konãgxeka no Arandu em Buenos Aires



Hoje também recebemos a notícia de que Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi selecionado para o Arandu - Muestra Latinoamericana de Cine Indígena y Comunitario.
Tendo como um de seus objetivos "fortalecer la identidad cultural de las comunidades a través de la práctica audiovisual, desde la recepción y producción de narraciones propias trasladadas al cine y al video," a Mostra Arandu acontece de 14 a 18 de novembro na capital argentina.
Maiores informações sobre o evento podem ser acessadas no site:

Konãgxeka no Forumdoc.bh.2016



Com muita alegria comunicamos que o nosso curta-metragem de animação Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi selecionado para o Forumdoc.bh.2016.
O Festival acontecerá de 17 a 27 de novembro em Belo Horizonte.
Em breve a programação completa estará disponível no site do Forumdoc:

20 de out de 2016

Konãgxeka em Manaus



Com satisfação comunicamos que Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi selecionado para a II Mostra Itinerante de Audiovisual - Cine Bodó 2016, que acontece em Manaus de 21 a 29 de outubro.

De 233 filmes inscritos, Konãgxeka está entre os 42 curtas selecionados, dentre ficções e documentários. 
II Cine Bodó, irá percorrer quatro espaços na cidade de Manaus.
Dá para acompanhar as notícias no perfil da Mostra no Facebook: 

Konãgxeka no Piauí



Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi selecionado para a Mostra Não Competitiva do XI Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que acontece de 16 a 20 de novembro, na cidade de Floriano, no estado do Piauí.
Konãgxeka será exibido no dia 17/11 dentro da programação da sessão Curta Criança, às 9:00, no Cine Teatro Cidade Cenográfica
A programação completa do Encontro pode acessada no site:
http://www.cinemadossertoes.com/ncompete/23/MOSTRA-NAO-COMPETITIVA---CURTA-CRIANCA

18 de out de 2016

Konãgxeka no Chile



Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi selecionado também para o FIC WALLMAPU 2016 - Festival Internacional de Cine Indígena de Wallmapu, a realizar-se entre os dias 22 e 26 de novembro na cidade de Temuco, no Chile.
Maiores informações, no site do Festival:

17 de out de 2016

Konãgxeka em Denver, Colorado, Estados Unidos



Com prazer informamos que Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi selecionado para exibição no Indigenous Film & Arts Festival, que aconteceu de 5 a 10 de outubro, em Denver, Colorado, Estados Unidos.
O Festival é promovido pelo International Institute for Indigenous Resource Management, estabelecido em Denver, e que, como atesta o site, tem um "quadro internacional de juristas e pesquisadores que trabalham em projetos de ponta concebidos para capacitar os povos nativos, examinando o papel que a lei pode desempenhar no estabelecimento e reforço do controle dos povos indígenas sobre a gestão de suas terras e recursos. A equipe do Instituto também estuda formas de os povos indígenas poderem controlar os impactos da ciência e da tecnologia em suas sociedades, além de ajudar a construir e fortalecer a jurisdição, a técnica, a gestão e outros sistemas e instituições indígenas."
Konãgxeka foi exibido no dia 08 de outubro em sessão intitulada Short Films from Around the World.
Informações completas podem ser acessadas no link:
http://www.iiirm.org

15 de out de 2016

Konãgxeka em Cuba



Com muito orgulho informamos que Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi selecionado para participar do XXXVIII Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, que ocorrerá em Havana, Cuba, de 8 a 18 de dezembro.
Konãgxeka fará parte do programa Pueblos y Culturas Originarios na sessão Latinoamérica en Perspectiva.
Ainda que o programa não seja de caráter competitivo, nosso filme concorre aos Premios Colaterales do Festival.
Maiores informações sobre o Festival, no site:

13 de out de 2016

Konãgxeka: melhor filme da Mostra Paralela do Festival Cine Memória



Ontem foi um dia em que os ventos sopraram bastante favoráveis ao nosso filme de animação Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali. Pois, se já havia nos chegado a notícia de uma premiação, mais tarde nos chegou outra. Desta vez a de que Konãgxeka foi escolhido o melhor filme da Mostra Paralela do II Festival Cine Memória, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS) no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Como prêmio, a Escola Livre de Cinema nos presenteia com um Curso Integral de Cinema com duração de um ano.
A bolsa integral, válida para o ano de 2017, dá direito a todos os módulos do Curso de Formação em Cinema, que inclui disciplinas como "História do Cinema Mundial"; "História do Cinema Brasileiro"; "Roteiro para cinema"; "Direção Cinematográfica"; "Cinema Documentário"; dentre outros.
A equipe da Pajé Filmes comemora e agradece a premiação!
O prêmio oferecido pela Escola Livre de Cinema contribuirá para a formação de mais um membro de nossa equipe, que muito provavelmente será um representante do povo Maxakali.
Maiores informações, como a deliberação do júri do Festival, podem ser acessadas no link:
http://www.festivalcinememoria.com/mostra-paralela


Konãgxeka: melhor filme de animação no VI Cinecipó



Orgulhosamente informamos que nosso filme Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali foi escolhido a melhor animação pelo júri da sexta edição do Cinecipó.
Como deliberou o júri: "Nas animações tivemos presença marcante das questões ambientais, como em Konãgxeka: o dilúvio maxakali, filme indígena dirigido por Isael Maxakali e Charles Bicalho, premiado melhor filme de animação (que apresenta a versão maxakali da história do dilúvio, sendo também uma denúncia à relação criminosa do homem frente à natureza e as consequências ambientais da sua postura)."
A lista de premiados e a deliberação completa do júri podem ser conferidos aqui:

12 de out de 2016

Konãgxeka em Goiânia



Konãgxeka foi selecionado também para o FAVERA - Festival Audiovisual Vera Cruz, que acontece de 11 a 15 de novembro em Goiânia.
Konãgxeka está na Mostra Infantil do Festival.
O FAVERA  é uma realização da É Nóis Ki Tá Produções.
A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site:
http://enoiskitaproducoes.wixsite.com/favera2016

Konãgxeka em Portugal



Com alegria informamos que Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali está na programação da FLIP - II Mostra de Cinema de Animação. Promovida pelo projeto Gatilho, uma associação artístico-cultural de Amarante, em Portugal, a FLIP acontecerá em outubro na cidade portuguesa.
Maiores informações, no site do Gatilho:

8 de out de 2016

Konãgxeka no MUMIA



É com muita alegria que comunicamos a seleção de nosso curta-metragem Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali para o XIV MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação, que acontecerá em dezembro em Belo Horizonte.
"A mostra cumpre a importante missão de dar continuidade ao incentivo e a apreciação da linguagem da animação e projetar animações brasileiras e de diversos países, principalmente incluindo os que estão fora do circuito comercial. Anualmente, cerca de 200 filmes de mais 35 países são exibidos em mais de 70 sessões gratuitas com um público direto estimado em 10 mil espectadores."
Maiores informações podem ser encontradas no perfil do MUMIA no Facebook (https://www.facebook.com/MostraUdigrudiMundialdeAnimacao/#_=_) ou no blog (http://mostramumia.blogspot.com.br/).