13 de nov de 2015

Forumdoc.BH.2015



Temos o prazer de anunciar a participação da Pajé Filmes no Forumdoc – Festival do Filme Documentário e Etnográfico deste ano. Uma produção da Pajé Filmes, o filme Xupapoynãg, de Isael Maxakali, será exibido no Festival.
Participamos também da curadoria da mostra “Olhar: um ato de resistência”, coordenada por Andrea Tonacci, em que serão exibidos filmes indígenas oriundos das três Américas.
Somos responsáveis ainda pela tradução de um dos textos que compõem o catálogo do Festival: trata-se do capítulo XIII do livro Short Nights of the Shadow Catcher: the epic life and immortal photographs of Edward Curtis, de Timothy Egan, publicado pela Houghton Mifflin Harcourt, nos Estados Unidos em 2012, em que se narram as venturas e desventuras da produção do filme In the land of the headhunters (Na terra dos caçadores de cabeça), dirigido por Edward S. Curtis, o fotógrafo que empreendeu fotografar todas os povos indígenas dos Estados Unidos. O raro filme será exibido no Festival.
Além do mais, estaremos presentes nos debates que acontecerão no Cine 104, entre os dias 23 e 28 de novembro, nos horários de 9:30 às 13:00 e 15:00 às 17:00. Os debates contarão com as presenças de vários diretores indígenas e não indígenas, bem como de estudiosos.

Para nós é motivo de alegria e satisfação participar do Forumdoc.BH.2015, um dos festivais de filmes etnográficos e documentários mais instigantes do Brasil.