22 de abr de 2014

Dia do Índio na Aldeia Verde Maxakali


No domingo último, dia 19 de abril, realizou-se na Aldeia Verde Maxakali, localizada no município de Ladainha, em Minas Gerais, a tradicional Festa do Dia do Índio. Encabeçada pelo casal Isael e Sueli Maxakali, com a participação de toda a Comunidade Maxakali de Aldeia Verde, a Festa atrai um público variado da região de Ladainha.


Israel Maxakali, pajé da Aldeia do Pradinho, localizada no município de Bertópolis - outro dos quatro territórios maxakalis em Minas - veio acompanhado de uma turma para celebrar com os parentes da Aldeia Verde os cantos de Tatakox (lagarta), Putuxop (papagaio) e Kuptap (urubu), num ritual que dura todo o dia e inclui almoço, venda de artesanato, jogos e outras atividades.


As filmagens ficaram a cargo de Isael, seus filhos Alessandro e Cassiano, bem como de outros membros da comunidade munidos de câmeras.

14 de abr de 2014

First Nations Film and Video Festival (FNFVF)




Repetindo a façanha do ano passado, quando teve dois de seus filmes, Kotkuphi e Xupapoynãg, selecionados para o First Nations Film and Video Festival (FNFVF), que acontece em Chicago nos Estados Unidos, desta vez Isael Maxakali teve outros dois filmes selecionados para a edição 2014 do Festival: Yãmîy e Mîmãnãm.
Maiores informações podem ser encontradas no site do FNFVF: http://www.fnfvf.org/blog/

6 de abr de 2014

I Mostra Audiovisual - Olhares Indígenas


Xupapoynãg e Kotkuphi, dois filmes de Isael Maxakali, participam da I Mostra Audiovisual - Olhares Indígenas.

Com o objetivo de aproximar a sociedade curitibana sobre as culturas indígenas do Brasil, a I Mostra Audiovisual – Olhares Indígenas ocorre entre os dias 14 e 19 de abril em diversos espaços culturais da capital paranaense, com o intuito de pluralizar o acesso e a divulgação de 16 filmes produzidos em diversas regiões do país e com entrada gratuita em todas as exibições. Além dos filmes em formato, longa e curta-metragem, o evento recebe ainda palestras e apresentações culturais. A Mostra ocorre paralelamente ao Abril Indígena, evento nacional em alusão ao Dia do índio, que ocorre no dia 19 com uma programação especial na Cinemateca.

Informações completas podem ser encontradas no site:
http://www.arpinsul.org.br/sessao/14/olhares-indigenas-/