23 de set de 2012

Shonie de La Rosa e o Monument Valley Film and Blues Festival

A Pajé Filmes teve a grata oportunidade de conhecer pessoalmente Shonie de La Rosa. Shonie é um cineasta Navajo. Entre outros, ele dirigiu o premiado “Mile Post 398”, sobre a vida contemporânea na Reserva Navajo, enfrentando o alcoolismo e a violência, mas focando a esperança ao invés do desespero.
Junto com sua esposa Andee, Shonie, que é cineasta desde a infância, quando conseguiu sua primeira câmera Super 8, diz que sua comunidade sempre o apoiou na realização de filmes. E até como retribuição a esse apoio, ele criou, produz e organiza o Monument Valley Film and Blues Festival, voltado sobretudo a formação audiovisual e conscientização dos jovens de sua comunidade, e que é um dos mais importantes canais de divulgação da produção cinematográfica dos povos nativos dos Estados Unidos. O Festival acontece na cidade de Kayenta, no estado do Arizona, dentro da Navajo Nation, a reserva Navajo (que na verdade é considerada um território semi-autonomo), que se espalha por 71,000 km2, abrangendo partes de três estados (Novo Mexico, Arizona e Utah), e onde fica localizado o mítico e cinematográfico Monument Valley.
Shonie cuida também da seleção dos filmes e exibe verdadeiras obras-primas. Longas e curtas, ficções e documentários, compõem um abrangente panorama sobre a realidade da vida dos nativos norte-americanos. A parte musical do festival é levada a cabo por bandas compostas por pessoas da comunidade Navajo e de outros povos. A programação completa do Monument Valley Film and Blues Festival deste ano pode ser acessada no site do festival:

19 de set de 2012

3ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos


"Xupapoynãg", filme de Isael Maxakali,
foi selecionado para participar da
3ª Mostra de Vídeo Popular de São Carlos,
que acontece de 01 a 08 de outubro próximo,
na cidade localizada no estado de São Paulo.
"Um dos objetivos mais importante da Mostra é contribuir para exibição e circulação de vídeos populares que mostrem a diversidade cultural, histórica e social dos realizadores,
comprometidos e envolvidos em produzir
conteúdos audiovisuais que estejam enraizados
em vivências nas mais diversas comunidades."
Maiores informações sobre a Mostra no blog: http://mostradevideopopular3.blogspot.com/

18 de set de 2012

IV Festival do Filme Etnográfico do Recife


Dois filmes de Isael Maxakali, "Yãmîy" e "Mîmãnãm: Mõgmõka xi Xûnîn" ("Pau de Religião: Gavião e Morcego"), ambos produções da Pajé Filmes, foram selecionados para o IV Festival do Filme Etnográfico do Recife, que acontece de 15 a 18 de outubro próximo. A programação completa pode ser acessada no site:

http://www.filmedorecife.com.br/etnodoc/index.php?option=com_content&view=article&id=15&Itemid=4