21 de set de 2009

Mostra Pajé no Estado de Minas



Acesse o link para ler a notícia no site:
http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_8/2009/09/16/ficha_cinema/id_sessao=8&id_noticia=15590/ficha_cinema.shtml

19 de set de 2009

Mostra Pajé - Terceiro dia



O último dia da Mostra Pajé contou com a presença de Isael Maxakali e sua esposa, Sueli Maxakali. Os dois estariam presentes no primeiro dia da Mostra, para apresentar o filme "Tatakox", realização de Isael sobre o espírito da lagarta. Contratempos porém não permitiram que os dois se deslocassem da aldeia a tempo. Para quem acompanhou a Mostra desde o primeiro dia no entanto, pouca diferença fez. Isael contou como foi a filmagem do ritual no filme, além de anunciar planos para a realização de uma nova obra. Para finalizar, o casal cantou para a audiência.
Em seguida tivemos a exbição dos últimos filmes da Mostra: "A Caçada", uma animação de Itamar Krenak; "O Sonho do Pajé", produção coletiva dos alunos do PIEI-MG, e "Serras da Desordem", de Andrea Tonacci, que fechou a Mostra com chave de ouro.
Veja participação de Sueli e Isael Maxakali acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=9hvErfmLF2s

18 de set de 2009

Mostra Pajé - Segundo dia



O segundo dia da Mostra Pajé contou com a participação de Glaysson Caxixó (na foto logo acima), um dos realizadores de "Casca do Chão", o segundo filme a ser exibido. Glaysson contou como foi a experiência de filmar os fragmentos da cultura do povo Caxixó apresentados pelo cacique Djalma.
O primeiro filme do dia foi "Huni Meka, os Cantos do Cipó". E, fechando a sessão, foi a vez de "500 Almas", belo filme de Joel Pizzini sobre os Guató do Mato Grosso do Sul.
Nesta sexta-feira, último dia da Mostra, teremos a exibição de três filmes: a animação "A Caçada", de Itamar Krenak; a ficção "O Sonho do Pajé", obra coletiva das etnias mineiras Maxakali, Krenak, Xacriabá, Pataxó e Xukuru-Kariri; e "Serras da Desordem", do cineasta Andrea Tonacci, filme que embaralha gêneros para contar uma história impressionante.

17 de set de 2009

Mostra Pajé - Primeiro dia



Com público aproximado de 50 espectadores, começou ontem a Mostra Pajé de Filmes Indígenas no Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG. Pontualmente às 16 horas teve início a primeira sessão da Mostra, que continua hoje e segue até amanhã, sempre às 16 hs.
O filme que abriu a Mostra foi "Tatakox", de Isael Maxakali. Na sequência foi exibido "O Presente dos Antigos", de Ranisson e José dos Reis Xacriabá. Pedro Portela, que participou desta produção, esteve presente e comentou o filme. Pedro falou também sobre "Xina Bena - Novos Tempos", de Zezinho Yube, o terceiro a ser exibido ontem.
A Mostra continua hoje com a exibição de "Huni Meka, os Cantos do Cipó", de Josias Mana e Tadeu Siã; "Casca do Chão", de Glaysson (que estará presente para comentar) e Jacyara Caxixó; e "500 Almas", de Joel Pizzini, que gentilmente cedeu o filme para a Mostra Pajé.
Amanhã, sexta-feira, a Mostra continua com a exibição de mais três filmes: "A Caçada", de Itamar Krenak, "O Sonho do Pajé" (direção coletiva) e "Serras da Desordem", de Andrea Tonacci, que também apoia a Mostra, tendo cedido gentilmente seu filme para exibição.